top of page

EXPOSIÇÃO ‘DESEJO DE ESTRANGEIRO’ ABRE PROGRAMA DE EXPOSIÇÕES NA GALERIA DE ARTE VITÓRIA BARROS


É sabido que a Galeria de Arte Vitória Barros, desde 2002 quando foi inaugurada, é um espaço de acolha de projetos artísticos na cidade de Marabá, no entanto, ainda vemos artistas pouco familiarizados com o local. Sentindo a necessidade de ampliar e orientar melhor os artistas, em 2017 foi criado o PROGRAMA GALERIA ABERTA, uma chamada pública para artistas que têm interesse em expor seus projetos na galeria. O edital é publicado no site da mesma no início do ano, para seleção e apresentação das exposições no segundo semestre.

Este ano se inicia o Programa com o trabalho da fotografa Cinthya Marques, que reside em Marabá desde 2017, quando assumiu a docência no curso de artes visuais da UNIFESSPA. O projeto “Desejo de Estrangeiro” é desenvolvido desde 2012 a partir da experimentação feita pela artista de técnicas fotográficas. De um lado, a fotografia analógica e sua gama de possibilidades desde a exposição do filme à revelação. Do outro lado, os meios digitais de produção das imagens contemporâneas. A justaposição do P&B ao colorido monocromático deu vazão a uma série de fotografias que mostra a solidão cosmopolita e o desejo de busca de si, em qualquer lugar ou não-lugar.

Os primeiros contornos desta série foram apresentados ao público em 2014, na exposição “Sobre territórios e escritas contemporâneas”, dentro do V Colóquio Inter Artes e I Colóquio de Arte e Estética realizado em Belém pelo programa da Pós Graduação em Artes da UFPA. Além disso, um fragmento do trabalho foi premiado com o 1º lugar na 23ª Salão de Arte Primeiros Passos do CCBEU - Belém, no mesmo ano.

Materializado em publicação, “Desejo de Estrangeiro” ressalta a importância de discutir os processos de criação das poéticas existentes entre o ser estrangeiro e o estar andarilho deste mundo, em busca de uma possível estética da existência. A narrativa presente no foto-livro propõe discutir dentro dos registros da vida urbana as noções de transitoriedade, pertencimento e identidade. Desse modo é possível tecer relações com a cidade a partir de questionamentos sobre o local em que vive e em busca de pertencimento.

O projeto conta com um texto da pesquisadora Marisa Morkazel, que apresenta trabalho com um texto argumentativo-descritivo. Além disso, a escritora Mayara La-Roque escreve um conto que compõe a publicação que é feita em parceria com a editora Raio Verde. A exposição “Desejo de Estrangeiro” foi selecionada no Prêmio de Pesquisa, Experimentação e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP) em 2016. No ano seguinte foi apresentado na galeria Antônio Munhoz Lopes, do Sesc Amapá e em 2018 a exposição chega à Marabá na Galeria de Arte Vitória Barros.

--

Texto de Bianca Levy.

Edição Natacha Barros

Sobre a artista

Cinthya Marques é artista visual e mestre em artes, educadora e fotógrafa. Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Faculdade de Artes Visuais. Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Ciências da Arte (PPGARTES/ICA/UFPA). Atuou como educadora no Núcleo de Formação e Experimentação (NFE) da Associação Fotoativa. Coordenou e produziu o projeto Pinhole Day Belém de 2012 a 2015, desenvolvendo pesquisa voltada para o ensino aprendizagem da técnica de fotografia artesanal Pinhole. Participou de exposições, tais como: Salão Arte Pará (2008), Pequenos Formatos/Unama (2011) e do projeto Mulheres Líquidas (2012) realizado na galeria Theodoro Braga. Artista convidada (2014) do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e selecionada para participar do projeto Confluências do SESC (2015) em comemoração aos 400 anos da cidade de Belém/PA. Publicou seu primeiro foto-livro (2016) "Desejo de Estrangeiro" premiado pelo edital de Produção e Difusão Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP). Desenvolve projetos artísticos com ênfase na criação de narrativas visuais em consonância com arte contemporânea.

Serviço

Abertura da exposição dia 03 de agosto de 2018

Lançamento do livro e bate-papo literário dia 17 de agosto

Visitação de 06 a 24 de agosto na Galeria VB

End. Av. Itacaiúnas, 1519. Bairro do Novo Horizonte, Marabá.


bottom of page