top of page

Mostra VB de Artes Visuais


A MOSTRA VB DE ARTES VISUAIS traz ao público 15 artistas paraenses para apresentarem suas mais recentes produções no âmbito das artes visuais, são cerca de 40 obras em diversas linguagens plásticas, da pintura à óleo à fotografia.

Com esta iniciativa a Galeria de Arte Vitória Barros comemora seus 14 anos de existência desejando reforçar o compromisso com os artistas da região estimulando e fomentando o contato do público com o mais significativo da nossa arte.

A ARTE DE COLECIONAR ARTE

O ato de colecionar caracteriza o ser humano. Da infância à velhice, construímos coleções das mais singulares até as mais prosaicas: figurinhas, discos, livros, roupas, cartas... O colecionismo de arte tem crescido no Brasil, acompanhado da valorização de artistas brasileiros no cenário internacional. O surgimento de colecionadores aquece o mercado, fortalece as instituições locais e dá novo fôlego tanto para a produção de jovens artistas quanto para artistas já consagrados.

Há vários tipos de colecionadores. Alguns o fazem impulsivamente, por paixão, tendo na arte um objeto de desejo e no colecionismo a satisfação de gostos pessoais. Outros o fazem a partir de critérios da história e da crítica de arte. E há os que encaram a arte também como investimento, considerando que obras e artistas podem se valorizar com o passar do tempo e representar retorno financeiro aos colecionadores.

As coleções de arte não somente se apresentam como um espaço de proteção e salvaguarda àquela produção que se considera relevante em certo contexto, como também se enraízam em práticas de troca, venda e até de comodato – quando uma coleção particular é “emprestada” a uma instituição pública, que se responsabilizará pelos cuidados técnicos e por torná-la acessível à sociedade.

Prof. Gil Vieira Costa (artes visuais/unifesspa)

confira o catálogo da exposição no link abaixo:

https://issuu.com/galeriadeartevitoriabarros/docs/cat__logo_mostra_vb_de_arte_visuais

bottom of page