top of page

Passarada


O azul do céu, o espaço pleno de luz é lugar de mistério, mesmo depois da conquista aeroespacial pelo bicho homem. Não para os pássaros, seres de beleza e leveza enquanto estão pelos ares a nos ver de cima, exercendo o seu poder, sua liberdade, seu viver em paz.

Pássaros, passarinhos, passarada, sempre foi fonte de inspiração e estudos científicos, desde os primórdios da curiosidade humana, como foi com o magnífico Leonardo Da Vinci que dentre outras habilidades era também artista visual. Passarinhos, são instrumentos delicados de inspiração. Causam afloração de sentimentos poéticos ou, às vezes perdem a sua essência quando engaiolados.

A mostra PASSARADA de Creusa Salame segue a mesma linha do seu processo criativo com outros trabalhos: os dados históricos, as memórias, as experiências e sensibilidades familiares. O termo passarinho foi uma iconografia incorporada ao nome da família através do seu pai, João Almeida da Silva, respeitado e conhecido como João Passarinho. Dentre as boas lembranças da família passarinho sobre o seu pai incluem, além do amor dele pelos pássaros o seu gosto pela cor azul, o que dá a mostra uma atmosfera de paz e aconchego.

por Ana Maria Martins, escritora marabaense.

período de visitação 15 de janeiro a 27 de fevereiro de 2016.


bottom of page