TEMPO DE MENINO, A NOVA PRODUÇÃO DE BINO SOUSA EXPOSTA NO PGA




A segunda exposição do Programa Galeria Aberta 2022 do IAVB, abrirá nesta sexta-feira, 16 de setembro às 19h, a nova produção do artista Bino Sousa, já bastante conhecido na cidade por seus ricos murais. Com motivos característicos do cotidiano marabaense, o artista apresenta um vasto trabalho de ilustração no qual os visitantes terão a oportunidade de adquirir sem o peso dos altos valores das obras de arte.

Utilizando suportes variados, Bino vem se empenhando em dinamizar as formas de interagir com seu público, criando coleções de múltiplos acessíveis. Os trabalhos poderão ser adquiridos em Prints, ou seja, impressões com números de série, ou mesmo em Canecas assinadas. A inovação não exclui, obviamente, as obras de caráter único com telas de tamanhos variados.

A exposição “Tempo de menino” está sendo maturada há algum tempo e é reflexo do mergulho de Bino no desenho digital. Quem vem acompanhando o trabalho do artista pôde perceber algumas das suas imersões experimentais, como em “Deterioração”. A pesquisa premiada pela Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística (2015) da FCP - Fundação Cultural do Estado do Pará, levou Bino a explorar as possibilidades estéticas sobre a matéria do ferro, mais precisamente das grades residenciais, elemento que acompanha o artista até hoje.

A nova produção pode-se dizer que é um retorno do artista ao desenho, sua linguagem primeva, acrescida de toda uma técnica e raciocínio digital que instiga suas habilidades como artista visual. Em outro momento, Bino havia se considerado um nato pintor de paredes, aludindo a origem de seus trabalhos de linguagem visual e os recentes murais que vem colorindo a cidade de Marabá, porém, nesta exposição veremos o Bino Sousa em sua verve desenhista apontando um mergulho mais profundo em suas origens juvenis, aquelas inspiradas pelos grandes desenhistas de Marabá.





SERVIÇO:

Exposição “Tempo de menino”,

de Bino Sousa


Realização:

Instituto de Arte Vitória Barros


Local:

Av. Itacaiúnas, 1519.

Novo Horizonte, Marabá-PA


Abertura: 16/09/2022, às 19h

Visitação: até 21/10/2022


Agendamento de grupos de visita:

94 99136 9190




Arte & Txt de Natacha Barros







  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
  • YouTube - Black Circle