ARTE INDÍGENA: A PRIMEIRA IDENTIDADE BRASILEIRA, NO PROGRAMA GALERIA ABERTA





A Galeria de arte Vitória Barros lança em 5 de agosto, às 19h, a primeira exposição do Programa Galeria Aberta 2022, com a mostra do coletivo Tucum: Arte indígena - A primeira identidade brasileira, um apanhado do grupo sobre suas experiências com fotografia e vivência indigenista.

O coletivo formado em 2022 com o nome de Tucum, celebra a amizade e a resistência na atual luta dos povos indígenas. Na fala de Rayda Lima, fotografa indigenista, “não é uma luta somente indígena, é do não indígena também, e o fruto do tucum representa para nosso grupo essa união”. Rayda vem trabalhando em constante incursões nas aldeias próximas a Marabá, levando oficinas e participando de vivências, criando vínculos e fortificando esta amizade.

A exposição traz um pouco dessas vivências em momentos festivos e ritualísticos, assim como imagens do cotidiano em etnias diferentes como Xikrins, Gavião e Suruí. A mostra apresentará fotografias dos indígenas André Guajajara e Mre Gavião, e dos indigenistas Rayda Lima e Rafael Scherer, e também contará com pinturas em tela e objetos dos artistas indígenas Rejane Guajajara e Kryt Gavião.

A mostra abre a temporada de exposições independentes da Galeria. Em sua 5ª edição, o Programa Galeria Aberta tem oportunizado artistas pautarem a instituição. Para Natacha Barros, curadora e idealizadora do programa, “O PGA institucionalizou as pautas de exposição, demarcando um calendário fixo para exposições independentes. Outra questão que o PGA traz, é a divisão de custos de expor entre a instituição e o artista, que muitas vezes não tem ideia de quais são. Os artistas também recebem orientações de como melhor apresentar seu trabalho entre outras trocas que acontecem com a curadoria que é da Galeria, caso o artista não possua.” Ainda neste semestre, serão expostos mais outros três artistas em duas pautas: Bino Sousa e, Taís Dias e Carla Beltrão.







Serviço

Exposição: Arte indígena - A primeira identidade brasileira

Local: Galeria de arte Vitória Barros - Av. Itacaiúnas, 1519, Novo Horizonte. Marabá-PA

Abertura: dia 5 de agosto às 19h.

Visitação: de 05/08 a 09/09/2022

Funcionamento: 9h às 12h, e de 14h às 18h - de seg a sex.

Agendamento de grupos de visita: (94) 99136 9190

Entrada gratuita

Classificação Livre

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
  • YouTube - Black Circle