ARES E ÁGUAS: Um resgate curto da longa jornada pandêmica.




Galeria de Arte Vitória Barros abre a Mostra VER-A-CIDADE 2022


Foi revogado, em Marabá, no último 4 de abril, o Decreto nº 41, de 30 de abril de 2020, que tornava obrigatório o uso de máscara como medida protetiva à Covid-19. Nesse momento, lá em 2020, as coisas se tornavam cada dia mais estranhas, pois o uso de máscara obrigatório fora antecedido por um decreto ainda mais assustador, o de nº 22, de 18 de março de 2020, que suspendia por 15 dias as aulas nas unidades da rede pública municipal e privada de ensino e, então, estacionados por 20 longos meses, professores, alunos e a galeria de Arte Vitória Barros, que na esteira dos anos recebendo, diariamente, visitantes, sentiu-se ameaçada pela contaminação da nova doença respiratória.

Assistíamos nos noticiários de 2020 os crescentes números do horror que traziam à espinha uma gélida e indeterminada realidade. Neste ano, todos se fecharam, e nós, da Galeria tratávamos da segurança dos nossos. Neste ano também freamos, tivemos que nos adaptar e renovar prazos. Em março de 2020, paramos nossos projetos e neste ano atípico, após 10 anos subsequentes, o prestigiado projeto VER-A-CIDADE não aconteceu!

No ano que seguiu, fizemos pela primeira vez uma incursão nas mídias digitais com uma exposição completamente online em nosso perfil no Instagram. A edição 11 do VER-A-CIDADE teve o apoio da lei Aldir Blanc do Município, favorecendo a segunda edição do Prêmio de Estímulo a Criação, do qual oportunizou três premiados escolhidos pelo público, que acessou nossa página e engajou - no jargão da mídia. Ainda em 2021, pudemos contar com a distribuição de vacinas e uma esperança de melhoria nas condições cada vez mais alarmantes com as quais lidávamos no âmbito da saúde pública.

Das certezas que tínhamos, a mais convicta é que em 2022 teríamos mais um ano de casa. Não somente mais um ano, mas um ano que traz a qualquer um uma expectativa, uma euforia, um minuto de reflexão mais profunda, um aniversário redondo daqueles que cremos fechar e iniciar ciclos. Duas décadas!

Menos distantes socialmente, em 11 de março de 22 comemoramos com a abertura da exposição Mulheril IIIII esse marco na vida cultural de Marabá. Uma seleção de acervo e convidadas que fez jus ao empenho dado pelas mulheres condutoras da Galeria. Com a volta às aulas presenciais as salas de exposição da instituição passaram a receber intensamente escolas em seus ônibus lotados de crianças e adolescente - até meados de abril foram mais de 20 grupos de visitação, somando cerca de 400 assinaturas no livro de presença. Sim, nós já prevíamos como isso seria, e estávamos preparadas para receber nossos ilustres e mais nobres visitantes.

Nesse universo de atípico e auspicioso, 2022 não veio sem trazer algo inusitado: o alagamento da orla numa enchente logo em janeiro. Há os que lamentaram e aqueles que brincaram na orla como crianças. Não poderíamos de deixar de notar. Este evento\fenômeno trouxe junto aquela curiosidade típica dos meses que precedem a Mostra Fotográfica VER-A-CIDADE, que abriu o edital 2022 no último dia 31 de março com o tema “Ares e águas” que sugere a interação das pessoas com a cidade nesses últimos longos meses de pandemia.

A 12ª edição da mostra faz parte do calendário de aniversário da Galeria e terá inscrições aceitas até dia 6 de maio, como já tradicional, são até três fotografias que cada participante ou coletivo pode inscrever. As novidades são no campo da experimentação, serão aceitos trabalhos que envolvam outras linguagens visuais como colagem e intervenções, sejam elas digitais ou manuais, estando a critério do autor determinar também o tamanho e o material a ser utilizado no projeto. As medidas tornam mais dinâmicas as possibilidades estéticas e de criação sobre o objeto fotográfico, um grande desafio para curadoria.

O edital e formulário de inscrição podem ser acessado no próprio site da galeria (galeriadeartevitoriabarros.com\downloads), no link da BIO no perfil do Instagram (@galeriadeartevitoriabarros) ou no QR-Code disponível abaixo. A abertura da exposição será presencial na Galeria no dia 20 de maio, sexta-feira, às 19h, e seguirá com visitação até o final do mês de julho, com programação exclusiva. Após tantos meses distantes, o VER-A-CIDADE traz mais uma oportunidade de encontro entre fotógrafos e curiosos, como nós. (texto Natacha Barros)



Serviço: XII Mostra Fotográfica VER-A-CIDADE Marabá

Inscrições até 6 de maio (formulário online)

Lista de selecionados 13 de maio

Abertura da exposição 20 de maio

Visitação até 22 de julho de 2022










  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Blogger - Black Circle
  • YouTube - Black Circle