top of page

mundos imaginados - laboratórios experimentais de criação em rede

por RaioVerde

a ideia

Num contexto regido por incertezas, este é um convite para imaginar sobre quais mundos queremos pisar num futuro não muito distante. Em que campos de partilha repousam nossos sonhos?

Mundos imaginados quer dialogar poeticamente sobre esses lugares possíveis e impossíveis, utopias desejadas. Um processo de trocas e criação em rede que resultará em uma publicação coletiva e impressa, com tiragem de 300 unidades e ISBN. Cada participante receberá gratuitamente 2 exemplares.

o convite

Como dispositivo disparador de gestos poéticos, será realizado um Laboratório Experimental de Criação em Rede, integrando leituras de textos, reflexões, trocas de experiência, provocações, exercícios de escrita, criação de imagens, costura, desenho, colagens, de acordo com o perfil do grupo formado.

O laboratório compreende seis encontros virtuais e será conduzido por Camila Fialho, artista-curadora idealizadora do projeto.


a quem se destina

Artistas, curadores, educadores, escritores, pesquisadores, poetas e criadores em geral, jovens e experientes, interessades nas possibilidades de criação em rede e no suporte dos impressos e publicações independentes.

Pensado para acontecer nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, agora de forma virtual, o Laboratório busca tecer trocas entre artistas atuantes preferencialmente no estado do Pará.

laboratórios experimentais de criação em rede mundos imaginados

condições de participação:

• ter disponibilidade, interesse e tempo para experimentar a criação dentro e fora dos encontros virtuais;

• estar de acordo em ceder gratuitamente imagens de suas experimentações para integrar a publicação coletiva final;

• ter acesso à internet para participar de seis encontros virtuais, via plataforma zoom, com duração de 2h cada, uma vez por semana. laboratórios experimentais de criação em rede mundos imaginados para se inscrever, é preciso:

• estar de acordo com as condições de participação;

• escolher um dos Laboratórios:

Lab. 1: terças, das 10h às 12h

Lab. 2: quartas, das 16h às 18h

Lab. 3: quintas, das 19h às 21h

• preencher o formulário (link aqui) atentando para as questões propostas.

A seleção de participantes observará linhas motivacionais e desenvoltura fabulatória; deseja-se turmas de identidades e linguagens diversas.

cronograma

28 de outubro 2020

bate-papo sobre o projeto Mundos Imaginados

até 30 de outubro 2020

inscrições para participar do Laboratório

1 de novembro 2020

comunicado a participantes selecionades

laboratório 1

terças, das 10h às 12h 3 de novembro a 8 de dezembro

laboratório 2

quartas, das 16h às 18h 4 de novembro a 9 de dezembro

laboratório 3

quintas, das 19h às 21h 5 de novembro a 10 de dezembro

quem conduz?

Camila Fialho é artista, curadora e gestora cultural. Colaboradora da Fotoativa desde 2014, é membro do Núcleo de Pesquisa e Documentação vinculado ao acervo da entidade. Tem mestrado em Letras (UFRGS) e especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina/SP. Desde 2016, conduz a RaioVerde, plataforma de pesquisa e criação em artes.

Suas pesquisas transitam entre poéticas do deslocamento, noções de território, modos de exploração, memória, tensões entre palavra e imagem, publicações independentes, e práticas colaborativas.



mundos imaginados

Este projeto é uma realização da RaioVerde.

Foi contemplado pelo Prêmio Preamar de Arte e Cultura - Produção e Circulação 004/2020 da Secretaria de Cultura do Pará. Conta com apoio da Associação Fotoativa, em Belém, e do Instituto de Arte Vitória Barros, em Marabá.



mais informações http://bit.ly/mundosimaginados


bottom of page