top of page

POR ENTRE GRADES SURGE A LIBERDADE


Nesta sexta-feira, dia 13 de setembro teremos na Galeria de Arte Vitória Barros o artista Bino Sousa abrindo seu Portfólio para o público. As obras que compõem essa exposição fazem parte do caminho que o artista seguiu nos últimos 5 anos de produção.

Maranhense, erradicado em Marabá, Bino Sousa se envolveu com as artes ainda muito jovem, passando por várias atividades que lhe permitiu o ofício, construindo para si uma trajetória na qual se define como Pintor. Talvez seja pouco para defini-lo, mas a essência da provocação está nessa jornada que se iniciou nos muros - do adolescente abrindo letras - e para o qual retorna hoje, com um belo arcabouço pictórico travando batalhas com imensos murais coloridos pela cidade. Nesse ínterim pode experimentar o papel, as telas em dimensões variadas, as lonas de caminhão e mais recentemente a plasticidade das estruturas ferrosas em decomposição. Tais elementos foram dançando junto às técnicas empregadas em cada uma delas, e até em esculturas o artista se aventurou.

Em 2014, Bino se deparou com um elemento urbano que lhe tirou o sossego, embora plasticamente belo, as grades residenciais trazem em sim um atestado de fracasso de uma sociedade violenta e repressora. Os limites a que se propões estabelecer são organizados e compostos por uma singeleza peculiar. Arabescos bem formados que aos poucos foram substituídos por peças pesadas de Metalon, transição que também lhe chamou a atenção. A curiosidade levou a uma pesquisa intensa entre os serralheiros tradicionais de Marabá, do qual resultou em seu projeto de conclusão de curso em Letras na Unifesspa, em 2017. Estranhamente, ou diria, felizmente, o artista soube contrapor o indícios de restrição ao qual aquele elemento estava vinculado e inverteu sua usualidade, trazendo-o para a rua.

Neste caminho, Bino usou a exaustão as possibilidades de uso formal e conceitual das grades, executando trabalhos como Hibridismo (2014) com o qual refletiu sobre a ideia da violência urbana em pinturas sobre jornais e lona. Mas a frente, Deterioração (2015) pode explorar materialmente as grades e elementos ferrosos, com os quais manipulou a plasticidade do tempo sobre os materiais, e o que mais lhe foi caro, a percepção do espaço. Nesta série, Bino dá um salto à tridimensionalidade, e entre esculturas e instalações ao ar livre a percepção que não há mais como voltar ao objeto bidimensional como antes, aqui talvez flua o espírito muralista ao qual vem sendo reconhecido pelo público.

A mostra Portfólio de Bino Sousa narra essa trajetória com uma exposição multimídia, que se iniciará na sexta-feira dia 13 de setembro, com vernissage às 19h, e visitação até 18 de outubro. Para novidade de todos, na mostra algumas obras estarão à venda com a facilidade por cartão de crédito e débito. Atendendo assim uma demanda há muito procurada na Galeria de Arte Vitória Barros.

Serviço:

Exposição Portfólio de Bino Sousa

Abertura: dia 13 de setembro, às 19h

Local: Galeria de Arte Vitória Barros, na Av. Itacaiúnas, 1519. Novo Horizonte, Marabá

Visitação: Até 18 de outubro

Contato para agendamento de visita guiada para grupos: 94 3324 1258

Texto: Natacha Barros


bottom of page