Buscar
  • Natacha Barros

CONHECIMENTO MILENAR, A GRAVURA SE MANTEM NO CIRCUITO DAS ARTES E SE RENOVA EM NOVOS PROCESSOS TECNO


Na sexta-feira, 26 de outubro, a Galeria de Arte Vitória Barros, abrirá a exposição Paisagens Digitais, do professor e artista visual, Alixa (Alexandre Santos Filho). A mostra é reflexo da pesquisa que o artista vem desenvolvendo, desde os anos de 1990, sobre gravura, seus modos de produção e comportamento da imagem no meio digital.

A gravura é um conjunto de técnicas milenarmente desenvolvidas para reprodução de imagens. Originalmente, teve desenvolvimento no Oriente do século V, porém desde o Paleolítico, o homem da pré-história já usava o que conhecemos como carimbo para reproduzir imagens. O nome de cada técnica está relacionada ao material em que se grava a matriz, ou seja, a base que irá receber a imagem a ser reproduzida, como exemplo, tem-se a Litogravura (pedra), Calcogravura (metal), Linoleogravura (linóleo) e a tão conhecida, Xilogravura (madeira).

Nesta exposição, Alixa mostrará uma gravura contemporânea, alinhada com os novos processos tecnológicos de impressão e suporte de imagens, da qual chama de Digigravura, pois se vale de uma matriz digital para reprodução. O artista, também, convoca o espectador a reelaborar sua memória visual da vivência tocantina. Para Alixa “As paisagens digitais se apresentam como interface proveniente das paisagens antropomórficas vivenciadas no contexto sociocultural em Marabá, cujo ensaio visual é fruto da experimentação com fotogramas (unidade componente do discurso visual no formato de um arquivo usado para mostrar a imagem digital) coletados na zona ribeirinha do rio Tocantins, no município de Marabá (PA).”

Lavadeira, sem data. Impressão offset sobre PVC, 120 x 240 cm

A exposição é parte da ação realizada pelo Instituto de Arte Vitória Barros para ocupação de sua Galeria por artistas locais e regionais, o Programa Galeria Aberta, que libera uma chamada pública no início de cada ano para execução dos projetos no segundo semestre respectivo. Os termos do programa podem ser conferidos aqui no site mesmo >>> (galeriadeartevitoriabarros.com/downloads).

Sobre o artista

Alixa Santos é Alexandre Silva dos Santos Filho, artista visual desde 1979, ano que fez sua primeira exposição de artes com os artistas de Belém. Realizou mais de oito exposições individuais e várias coletivas no Estado do Pará, em outras cidades brasileiras e no exterior. É formado em Arquitetura pela UFPA, especialista em Arte/Educação, Mestre em Cultura Contemporânea, Doutor em Educação e Pós-Doutor em Artes Visuais. Fez estágio de doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal, no Departamento de Comunicação e Arte e estágio pós doutoral no Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGArtes/ICA/UFPA. Pesquisa Digigravura desde 1996, realizando exposições, publicando textos de estudos sobre o tema e promovendo formação a outros artistas. É professor e pesquisador de Artes Visuais na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Diretor do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) na UNIFESSPA.

Serviço

Exposição Paisagem Digital de Alixa Santos

Abertura dia 26 de outubro, às 19h

Visitação de 29/10 a 23/11 de 2018

End. Av. Itacaiúnas, 1519. Novo Horizonte, Marabá/PA


29 visualizações

© 2015 por Galeria de Arte Vitória Barros.

Orgulhosamente criado com Wix.com 

Av. Itacaiúnas, 1519. Novo Horizonte, Marabá-PA.

68503-820