Buscar
  • Galeria de Arte Vitória Barros

No que você está pensando?: arte em processo


Arte em processo

A exposição No que você está pensando? arte em processo apresenta um projeto em execução. Obras em vários níveis de acabamento são trazidas ao público numa expografia que destaca o fazer artístico, levando o visitante a percorrer tal caminho, das obras acabadas à intimidade do ateliê. Entre telas emolduradas e rabiscos que destacam os pontos de luz a serem coloridos à tinta, nos damos conta da dimensão técnica que João Cirilo lança mão, num processo lento e gradativo de aprendizagem.

A série iniciada em 2012 traz, para além do conteúdo pictórico, uma dimensão poética que diz respeito às relações de socialização na contemporaneidade. Tais obras mostram mulheres que posam não para o artista, como os modelos num ateliê, mas que se mostram, elas mesmas, diante de câmeras, a fim de se representarem para um público de inúmeros seguidores virtuais.

Sorrateiro, João vaga em sua comunidade online por brechas de privacidade propositalmente abertas pelos usuários. Neste flanar pelo ciberespaço, atento às figuras femininas, o artista sequestra fotografias públicas de mulheres desconhecidas para reproduzi-las: da tela do ecrã para a tela em tecido. As modelos podem ser encaradas como uma extensão do mundo real, e a intimidade expressada em seus olhares é como um simulacro da sensualidade de um encontro pessoal.

As imagens sequestradas nunca serão as imagens que retornam, por mais semelhança que se queira na técnica da pintura acadêmica, pois sua essência é alterada a cada deslocamento entre o real e o virtual. Ao transformar as selfies em pinturas, o artista confere a essas imagens um valor simbólico próprio dos retratos da tradição artística ocidental.

Neste trabalho, Cirilo dinamiza a relação entre obra e público à medida que, entre um estado e outro da obra, reinsere o retrato em processo na rede virtual de onde a retirou, numa atitude que leva à interação do público no tempo de criação da obra, mas, sobretudo, num rumo em que obra e modelo se encontram. A série No que você está pensando? está em parte disponível na página do artista na rede social Facebook, onde o usuário pode acompanhar a construção desse processo criativo.

Natacha Barros.


16 visualizações

© 2015 por Galeria de Arte Vitória Barros.

Orgulhosamente criado com Wix.com 

Av. Itacaiúnas, 1519. Novo Horizonte, Marabá-PA.

68503-820